sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Como desenvolver o meu negócio

No outro dia estava a conversar com uma amiga acerca da possibilidade única que é a internet, as inúmeras redes sociais e sua importância para quem se dedica ao artesanato. Neste momento, o Facebook é uma maiores plataformas de negócios, simplesmente porque as pessoas estão ligadas em rede e todas as informações chegam ao amigo do amigo do amigo daquele amigo. Toda a gente usa o Facebook. Encontrei amigos dos já não tinha noticias desde os 16 ou 17 anos, simplesmente porque estavam adicionados a outros amigos. Depois existe o facto de o Facebook se encontrar directamente ligado a outras redes e também ao e-mail, de onde se pode facilmente importar os contactos e a partir daí descobri-los no Facebook. Encontrei um antigo namorado, uma amiga que julgava perdida, um antigo cliente que nos tinha uma dívida. Se está vivo, está no Facebook.

A internet veio mudar completamente as nossas vidas. Antigamente, passava horas nas bibliotecas a pesquisar aquilo que tinha que estudar para os exames e depois tinha que ir a correr tirar fotocópias para poder estudar em casa. Aquilo que neste momento é mais atraente é ver as inúmeras mães, artistas e artesãs que podem facilmente conciliar as suas carreiras com toda a exigência que requer a maternidade. Ou a facilidade com que os artistas de todo o mundo conseguem expor, comunicar e expandir o seu trabalho. Hoje, o desenvolvimento de um negócio depende quase 50% do impacto e divulgação on-line. Um excelente artigo no Design Sponge, outro no New York Times.
Mas a melhor forma de divulgação continua a ser a tradicional:
Bubble, não vou mas devia ir.
Klein Fabrieke , não vou e também deveria ir.
Playtime, idem.

Nenhum comentário: